Juridicamente é uma associação de pessoas civis e jurídicas, independente, privada, que presta gratuitamente serviços de interesse público de assistência em educação e saúde sem internação. Não tem fins econômicos nem lucrativos, sua diretoria é totalmente voluntária (não recebe honorários). É operacionalizada também por voluntários e mantida apenas com doações e contribuições da comunidade. Não tem patrocinadores, não utiliza verbas do governo, e seu único vínculo externo, apenas normativo, é a FEAE – Federação de Amor-Exigente.

Nossa missão

Apoiar a promoção de mudanças comportamentais, destinadas a prevenir e solucionar problemas na saúde e nos relacionamentos pessoais, familiares e sociais.

Nossa Visão

Ser referência em programas de apoio à vida com sobriedade e melhor qualidade

Objetivos imediatos

A PREVENÇÃO das dependências (da personalidade e das químicas: álcool e outras drogas), RECUPERAÇÃO e REINSERÇÃO SOCIAL de dependentes  e APOIO À FAMÍLIA. Oferecendo um Programa Cognitivocomportamental de qualidade de vida.

Só nos 6 grupos componentes da APAEX, reúnem-se mais de 120 pessoas semanalmente. Ao todo existem 13 grupos de Amor-Exigente funcionando dentro do perímetro da Capital.

Trabalhamos a “conscientização e mobilização cidadã” em prol de ações preventivas. Isto envolve a retomada das instituições família e escola como fontes primárias e mais importantes de “modelos humanos sadios”, formação da escala de valores voltada para o “sim à vida” e formação equilibrada do ser humano integral: Bio-psico-sócio-espiritual. E na escola, ir além do ensino das matérias curriculares: Formar o cidadão de bem.

Mais do que só ajudar a família e a escola na prevenção e na recuperação de problemas relacionados com adicção e drogadicção, também oferecemos apoio eficaz para:

  • Prevenir e Solucionar crises de comportamento no relacionamento familiar e social.
  • Complementar os tratamentos profissionais, atuando com enfoque de rede.
  • Autorrecuperação de dependências, em geral, sem internação.
  • Capacitar a família e o recuperando para lidar com a Reinserção Social.
  • Prevenir o uso abusivo de drogas em geral.
  • Aumentar a qualidade de vida integral da pessoa e da família.